sábado, 17 de agosto de 2019

Turrão, Sampaoli conquista Santos

por JCNET

Mesmo sem adotar o estilo "paizão" que alguns técnicos utilizam para conseguir o comprometimento dos atletas, o técnico Jorge Sampaoli tem o elenco do Santos nas mãos. Seus trunfos são um profundo conhecimento de variações táticas, um jeito claro e direto de falar e um estudo minucioso dos rivais. O treinador argentino levou o Santos à liderança do Campeonato Brasileiro conquistando a cabeça dos atletas, mesmo sem ser um modelo de simpatia.
"Cada técnico tem sua própria maneira de trabalhar. O Sampaoli busca sempre a intensidade dentro do jogo. É um treinador vencedor. O modo é bem diferente do habitual. Nós, jogadores, temos a missão de assimilar os métodos dele", diz o meia Carlos Sánchez.
Sampaoli não fala muito com os jogadores. Ele cumprimenta com um "bom dia" seco e não fica na "resenha". Ele só se permite informalidade com alguns poucos eleitos, como Diego Pituca, Carlos Sánchez, sua voz dentro de campo, e Soteldo, o xodó que o treinador pediu para o Santos pinçar no chileno Huachipato. Com o restante, resume os diálogos às orientações.
Com oito meses de trabalho, o treinador é centralizador e gosta de tudo do seu jeito. Ele evita que funcionários do clube assistam aos treinos, pois teme o vazamento de informações. Pessoas próximas à diretoria santista asseguram que os treinos valorizam a movimentação.
Sampaoli compensa o estilo carrancudo com um profundo conhecimento tático e estudos minuciosos dos rivais. Ele costuma estudar todas as variações ofensivas e defensivas que o adversário pode apresentar. Quer antever o que vai acontecer. Ele é claro no que pede e não costuma complicar as instruções. Foi com essas características que ele ganhou o elenco santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário